3 passos para perder a timidez de falar em público.
Produza conteúdo sem se importar com a vergonha.
E ae, tranquilo?
Hoje eu decidi falar sobre um dos assuntos mais pedidos pela comunidade: como perder a timidez para falar em público ou começar a produzir conteúdo.
Vou te contar exatamente o que fiz para deixar de ser tão tímido, daqueles que preferia usar fotos de personagens nas redes sociais, para me tornar um influenciador com mais de 34 milhões de seguidores e vários projetos de sucesso.
Pode ter certeza, se deu certo pra mim, você também consegue! 🤪
The Noite com Danilo Gentili. O jovem PH nunca teria aceitado esse convite.
O Desafio da Exposição
Eu sempre fui aquele cara reservado e que evitava ao máximo possível mostrar meu rosto nas redes, mesmo trabalhando diretamente com elas. Construí grandes comunidades, cresci muitas páginas, mas sempre nos bastidores, sem aparecer. E eu sempre fui muito tímido, desde bem novo, onde até a ideia de apresentar trabalhos na escola ou interagir com a galera novata era algo bem complicado.
Mas a real é que a realidade bateu quando entrei na faculdade e percebi que precisava mudar essa postura para ser mais percebido. E sendo bem sincero, não foi fácil, parecia que eu vivia num conflito comigo mesmo o tempo todo.
A Virada de Chave
Durante a faculdade, eu já tinha meu canal, mas repetia o mesmo padrão: gravava sem mostrar o rosto e odiava que alguém da minha cidade soubesse que eu estava produzindo conteúdo. Mas eu sentia que precisava mudar isso de alguma forma.
Então eu aproveitei uma oportunidade (quando meu canal bateu 10 mil inscritos) pra gravar um vídeo mostrando o rosto com um único objetivo: vencer essa barreira e dar o primeiro passo rumo ao que eu queria construir depois.
Ao longo dos anos, fui desenvolvendo algumas estratégias que me ajudaram a superar a timidez e a vergonha da exposição, e que acabaram abrindo portas absurdas na minha vida, tanto profissional quanto pessoalmente. E é justamente disso que vou falar hoje.
Então se liga aí nos meus 3 passos pra vencer a timidez e o medo da exposição:
1. Comece no Seu Ritmo 🚶
O primeiro passo que eu dei foi encontrar um lugar onde ficasse confortável para gravar, que no meu caso foi o meu próprio quarto.
Isso me ajudou a me acostumar com a ideia de estar na frente de uma câmera, mesmo que no início eu tivesse um sentimento estranho por ainda estar começando (no começo é estranho pra todo mundo mesmo).
Gravar no seu próprio espaço é bem mais tranquilo. Você pode gravar o que quiser, repetir quantas vezes quiser, testar, apagar, parar. O importante é tomar essa primeira atitude de colocar pra gravar e começar a falar. O começo é difícil, mas com o tempo a câmera vai virando sua companhia 💡
2. Os Pequenos Desafios do Dia a Dia 😨
Outra coisa que me ajudou muito foi começar a enfrentar pequenos desafios que não eram diretamente ligados a gravações. Coisas simples no dia a dia, como começar uma conversa com alguém que eu não conhecia, aceitar apresentar um trabalho na faculdade ou até mesmo perguntas as horas pras pessoas ou pedir um material emprestado.
Isso pode parecer simples, mas esses pequenos passos foram me fazendo perceber que, apesar daquela primeira dificuldade, o mundo não acabava ali. Não acontece nada ruim. E a cada nova tentativa eu ia ganhando um pouco mais de confiança. 🧠
3. Dizer Sim para Novas Oportunidades ✅
E uma das maiores lições que aprendi foi a importância de aceitar novas oportunidades, mesmo que elas pareçam assustadoras no início (ou irrelevantes no início kakaka). Cada "sim" que eu dei foi abrindo portas que eu nem podia imaginar, desde apresentar trabalhos importantes na faculdade até participar de eventos e dar palestras em inglês pra um público especialista no assunto!
E essas experiências foram me ensinando que a exposição força a gente a crescer. E quando bem aproveitadas, esse crescimento pode ser exponencial, tanto no pessoal quanto no profissional.
O feedback sempre vai vir e nem sempre ele vai ser o que você espera. Um passo importante é entender que nem toda crítica é negativa e que, muitas vezes, elas trazem insights importantes pra gente melhorar em algo.
Aceitar que nem todo mundo vai curtir o conteúdo ou que algumas pessoas vão sempre estar ali apenas para criticar é algo que você precisar ter em mente desde o primeiro dia.
Hoje eu percebo como vencer a timidez me ajudou a conquistar algo essencial para ter sucesso na internet, que é construir uma conexão real com a audiência. Cada passo que eu descrevi aqui pra você foi quebrando meus receios e me aproximando do meu público de um jeito que eu nunca poderia imaginar.
Superar a timidez é uma jornada de autoconhecimento e crescimento absurdo. Pra mim, a cada novo vídeo que eu postava, eu fui descobrindo que, mais do que a busca por sucesso ou reconhecimento, criar conteúdo é sobre encontrar a sua voz e fazer a diferença na vida das pessoas. E se eu, que comecei gravando vídeos no meu celular, antissocial e com medo de me expor, consegui chegar até aqui, você também pode.
Não deixe a timidez travar o seu potencial. Você nem imagina as oportunidades que podem se abrir.
Falei um pouco mais sobre esse tema no vídeo da semana lá no canal do YouTube, passa lá se quer aprender mais!
Manda seu feedback do post na enquete abaixo e me conta: o que ainda falta pra você pra vencer a timidez? 💡
Tamo junto!
Bruno PH
O que você está achando do conteúdo?Vote para poder adicionar comentários de feedback. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |