7 Hábitos de Jovens Milionários para Mudar sua Vida

Sucesso profissional é definido pela soma dos seus comportamentos

Opa, tudo certo?!

Eu me tornei milionário perto dos 20 anos de idade. Não estou contando isso para ostentar, mas sim para motivar você e mostrar que é possível.

Lembre-se de que não sou tão diferente de você. Eu era um adolescente viciado em internet, passava horas jogando. Nasci numa cidade do interior com cerca de 60.000 habitantes e não tinha nenhum network.

Acredito que talvez eu seja uma das pessoas mais capacitadas para falar sobre este tema, pois, nos últimos anos, ajudei dezenas de jovens e adolescentes completamente diferentes a se tornarem milionários, observando atentamente os hábitos deles. Além disso, tenho amizade com muitos jovens de sucesso em diversas áreas, como criadores de conteúdo, gamers e fundadores de empresas.

Então, hoje, separei 7 hábitos que você deve considerar em sua vida se quiser se tornar um milionário cedo. É óbvio que o que fazer isso não vai materializar R$ 1 milhão em sua conta instantaneamente, o processo é longo e cada vida tem suas particularidades, mas pode ter certeza de que praticar essas dicas vão te deixar mais próximo do objetivo.

1 - Escolher suas companhias. 👥

Sabe aquela frase clichê "você é a média das pessoas com quem convive"? Ela não poderia ser mais real, especialmente após o ensino médio. Nessa fase da vida, percebi que a mentalidade dos jovens promissores começa a aparecer.

Alguns têm momentos de virada cedo na vida, como assistir a alguém bem-sucedido na TV ou notar algum parente que aparece com um carro importado, te fazendo sonhar em ter o mesmo um dia. Às vezes, até ler um conteúdo como este, que mostra um possível caminho para um futuro melhor, pode ser um desses momentos de virada que te motivam ao longo dos próximos anos.

Esses jovens promissores começam a falar mais sobre isso em seus grupos de amigos, compartilham o que aprenderam e até convidam colegas para começarem juntos algum projeto.

Se as pessoas ao seu redor nunca demonstram atitudes que as levem mais perto do milhão, dificilmente você estará no caminho certo.

2 - Não Gastar Dinheiro com Roupas de Grife 💸 

Quando era jovem, eu cometi esse erro. Guardava minha mesada apenas para comprar tênis ou roupas de marcas famosas, talvez na tentativa de parecer mais interessante para as garotas ou de fazer mais amigos. 🤣 

A realidade é que as únicas pessoas que realmente se importam com suas roupas de marca, não representam amizades que valem a pena. Elas julgam outras pessoas por bens materiais sem focar no que é realmente importante.

A verdade é que grande parte das roupas de grife nem são consideradas bonitas pela grande maioria das pessoas. Você pode assistir a vídeos na internet e aprender a se vestir de uma forma que combine com seu corpo e estilo, o que fará você se sentir bem, fique realmente mais atraente, e ainda por cima, são opções muito mais baratas.

3 - Evitar o Álcool 🤢 

O álcool é caro, especialmente quando consumido em bares e festas, e ainda mais se você cair no erro de querer “bancar” os outros.

Existem também despesas invisíveis associadas à bebida, como ingressos para eventos, transporte e alimentação em bares e restaurantes, que muitas vezes são caras e não são planejadas.

O dia seguinte, para mim, é o maior problema. Quem já teve ressaca sabe o quanto você fica estragado e não consegue ter foco e raciocínio. Hoje em dia, vejo jovens indo para a “resenha” até quatro vezes por semana, o que prejudica diretamente seu potencial de ser produtivo em quase metade da semana. 🫠 

Não estou dizendo que você não deva curtir a vida, mas, se não planejar e pensar sobre como está fazendo isso, poderá atrasar significativamente sua independência financeira.

4 - Investir Desde Cedo 📈 

Comecei a investir aos 18 anos. Gaste o mínimo possível e invista tudo o que sobrar. Há dois motivos principais para começar a investir desde jovem:

Primeiro, a construção do hábito. Mesmo investindo 10 ou 30 reais por mês, você cria esse hábito ao longo dos anos e continuará investindo conforme ganha mais dinheiro.

O segundo motivo são os juros compostos. Eles permitem que seu dinheiro cresça exponencialmente ao longo do tempo, já que os rendimentos anteriores são reinvestidos, além dos seus aportes mensais.

“Ah, mas eu não quero esperar anos para ver meu dinheiro render.”

O tempo vai passar de qualquer jeito, então pode ter certeza de que vale a pena fazer seu dinheiro render enquanto isso. 😂 

5 - Aprender uma Habilidade em Alta Demanda 💵 

Uma das chaves para se tornar um milionário jovem é identificar as tendências de mercado e aprender habilidades que estão em alta demanda.

Explore setores em crescimento, como tecnologia e finanças, e invista tempo em educação. Se quiser conhecer algumas opções, eu criei um e-book gratuito com exemplos de 10 Profissões do Futuro no Digital.

Fiz questão de incluir apenas opções que não requerem anos de faculdade, necessitando apenas de acesso à internet e de um celular ou computador.

Lembre-se de que, muitas vezes, além de conseguir gerar renda rapidamente com essas habilidades, elas também serão usadas no futuro, quando você já conseguir executar projetos maiores.

Um exemplo é como aprendi edição de vídeos trabalhando como assistente de redes sociais e usei isso para lançar meu próprio canal e, mais recente, para otimizar o trabalho com diversos editores na LOUD.

6 - Valorizar Oportunidades ⭐️ 

Recentemente, virei sócio do Semenzato no Shark Tank Brasil. Aos 15 anos, ele começou a trabalhar em uma copiadora, aos 16 virou gerente e, aos 17, um de seus principais clientes, reconhecendo a dedicação e qualidade do seu trabalho, convidou-o para trabalhar como programador, iniciando sua jornada empreendedora nesse setor, o que o tornou milionário.

Valorize qualquer chance profissional, entregue resultado e esteja disposto a assumir responsabilidades adicionais.

A boa reputação que você vai construir e o alto desempenho podem levar a promoções rápidas, aumentos salariais e até mesmo oportunidades para a criação do seu próprio negócio, como no caso do Semenzato.

7 - Usar Bem Seu Tempo ⏱️

Avalie como você gasta seu tempo. Evite distrações excessivas, como redes sociais ou programas de televisão sem valor. Em vez disso, invista em atividades que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, como conteúdo educativo, networking ou aprender outro idioma.

💡 Uma dica é criar contas novas em todas as redes sociais e plataformas de streaming e começar a assistir proativamente a conteúdo educativo em alguma área de seu interesse. Com o tempo, os algoritmos começarão a sugerir conteúdos semelhantes que possam interessar a você durante a navegação pelas redes.

Vale a reflexão: será que o seu maior ídolo ou inspiração passa horas do dia navegando pelo TikTok ou maratonando séries?

Se você está participando ativamente da nossa comunidade, convido você a mandar sugestões e feedback nessa enquete logo abaixo. 😃 

Valeu!

O que você está achando do conteúdo?

Vote para poder adicionar comentários de feedback.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Receba meu Conteúdo sempre em Primeira Mão!