Ainda dá tempo de começar no digital?

Essa dúvida está te fazendo perder a oportunidade do século

E ae, beleza?

Você sente que é tarde demais pra começar a trabalhar no digital? Que o bonde já passou? Que perdeu a “grande onda”?

É normal, eu também achava isso quando comecei há mais de 10 anos. Felizmente essa dúvida não me paralisou no início… 🙏 

Pra ser sincero, eu levava mais como um passatempo. Mas quando eu menos esperava, surgiam “ondas” para surfar, novas plataformas, marcas querendo investir no meu nicho e novas oportunidades de monetização.

Como eu já estava inserido nesse meio e já tinha aprendido toda parte operacional da produção de conteúdo, foi muito tranquilo direcionar meu foco pra entender o lado “profissional”. Sempre fui curioso e nunca desanimei para realmente conseguir viver disso alguns anos depois.

Por isso minha resposta pra pergunta lá no começo desse post é simples:

Claro que ainda dá tempo de começar, mas você já está atrasado.

A primeira parte é óbvia: o tempo que as pessoas passam conectadas diariamente só aumenta, enquanto as barreiras de entrada pra criar algo no digital são cada vez menores (conexão e equipamentos cada vez mais baratos e melhores, inteligência artificial ajudando na produção, mais conteúdos educativos). 💻️ 

Enquanto estamos conectados, consumindo conteúdo, pessoas e empresas competem pela nossa atenção para venderem produtos ou serviços. Isso está longe de mudar e qualquer pessoa pode fazer parte dessa “nova economia”.

Todos os sistemas de ensino tradicionais ainda vão demorar para absorver essa realidade. O motivo disso? As pessoas que dominaram essas novas habilidades não estão dando aulas em escolas e faculdades.

E por isso eu falo que se você ainda não começou, você está atrasado.

Cada dia que passa é menos uma oportunidade de aprender os primeiros passos, de estar pelo menos 1% mais preparado para aproveitar as grandes oportunidades do digital hoje e, no futuro, deixar de ser um NPC na internet. 🤖 

É engraçado falar assim, mas, sendo um verdadeiro gamer, vejo que a relação é exatamente essa: A economia digital funciona como um jogo de videogame, enquanto algumas pessoas são os players, que entenderam que podem (mesmo jogando solo) fazer missões, ganhar XP, melhorar habilidades e, eventualmente, receber por isso, outras são apenas os NPCS, personagens que existem para apoiar a história dos jogadores.

Será que o NPC faz ideia das maravilhas que o jogo poderia proporcionar caso ele escolhesse algo diferente do que ele foi programado para fazer?

Como começar?

  1. Não deixe para amanhã. 🕞️ 

Eu acredito que a habilidade do futuro que é a base de tudo e tem maior potencial, além de ser acessível para todos, é a produção de conteúdo.

Você tem acesso às mesmas plataformas que eu tenho, que são as mesmas que o Mr Beast usa. Comece a publicar algo interessante para alguma comunidade hoje.

  1. Consuma conteúdo de alto valor. 📈 

Seu bem mais precioso é o seu tempo.

Só temos uma vida e me incomoda muito o fato de algumas plataformas serem tão boas em mexer com nosso cérebro para ficarmos presos por horas consumindo conteúdo sem valor nenhum (fofocas, humor, vídeos satisfatórios). 🫠 

Seja intencional no consumo de conteúdo, escolha quem você segue e assista conteúdos que além de entreter, ensinem algo.

  1. Consumir, aprender, aplicar. Repita isso. 🎯 

Não perca tempo demais na parte teórica, você vai acabar travando para começar, ou vai ter intervalos de meses entre cada ação, desistindo depois por achar que “não teve resultado” ou “isso não é pra você”.

Se você quer viver disso um dia, passe mais tempo agindo do que consumindo.

Espero que o texto de hoje te ajude e não se esqueça de avaliar o post para que eu consiga trazer um conteúdo cada vez melhor pra você!


Tamo junto!
Bruno PH

O que você está achando do conteúdo?

Vote para poder adicionar comentários de feedback.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Receba meu Conteúdo sempre em Primeira Mão!