O meu primeiro "hack" para crescer na internet.

Quando o famoso "algoritmo" não está te ajudando

Opa, beleza?

Recentemente me perguntaram qual é a primeira lembrança que tenho como influenciador.

Fiquei surpreso, porque por mais que já tenha participado de centenas de entrevistas e eventos, nunca tinha ouvido essa antes. O que veio na minha cabeça me surpreendeu mais ainda, e inclusive, me inspirou para o conteúdo de hoje! 🤔 

Vou falar sobre:

  1. Como superei a frustração de não conseguir visualizações

  2. Como descobri um “hack” para o algoritmo das redes

  3. Como você pode replicar isso, de forma rápida, e ter grandes resultados

A minha memória mais antiga como influenciador foi justamente durante o início do Canal PlayHard, em 2014, quando eu efetivamente “virei o meu conteúdo”.

Você sabe que antes disso eu criei blogs, sites de notícias, comunidades no Orkut (uma das primeiras redes sociais do Brasil) e até páginas dark no Instagram??

Alguns desses projetos chegaram a crescer bem, com centenas de milhares de seguidores, mas eu não usava meu rosto, voz e nem mesmo meu nome.

Meu primeiro vídeo mostrando o rosto, 2014.

Nos primeiros dias postando no Canal PlayHard eu precisei fazer algo que parecia loucura, mas que hoje percebo que foi essencial para o meu crescimento no digital. E essa é a minha primeira memória como influenciador: a divulgação direta.

Depois de ter produzido cada vídeo, e ter investido muito tempo em todas as etapas, desde a ideia, roteiro, gravação, edição, thumb e postagem, eu ficava frustrado vendo que a plataforma não estava promovendo meu conteúdo para ninguém. 🥺

Eu nunca tinha passado por esse problema com as minhas outras páginas. E eu estava me apoiando nas mesmas estratégias de crescimento que funcionavam nelas, mas que, infelizmente, não estavam funcionando no canal (otimização de mecanismos de busca, tentativas de collabs e sorteios).

Qual foi a solução? Força bruta, a famosa divulgação direta. Encontrar pessoas que eram potenciais seguidores, uma por uma, e agregar valor para elas causa um imenso impacto para creators iniciantes.

Como encontrei esses primeiros seguidores?

  1. Meus amigos de verdade (pessoas próximas que tinham conhecimento sobre games, assistiam outros influenciadores e podiam me dar um feedback sincero).

  2. Como eu nunca tive muitos amigos, tive que ir além e encontrei grupos ativos no Facebook sobre o nicho do meu canal. 🥲

  3. Também invadi a área de comentários dos vídeos virais do meu nicho. Deixando bons comentários, com potencial de engajarem conversas, e com um avatar e nome legal, você realmente ganha visibilidade.

O discord não era popular na época, mas nossa comunidade já tem um servidor com milhares de pessoas. Quem sabe você não encontra ajuda por lá? 👀 

No passado, era bem mais tranquilo porque as redes não limitavam tanto nossas ações, eu conseguia adicionar centenas de pessoas todos os dias e enviar mensagens diretas para todo mundo. Hoje em dia você consegue fazer algo parecido, mas leva um pouco mais de tempo e possui algumas limitações.💡

Não seja um chato caçador de likes 👍️ 

Cuidado! Sempre pense em como agregar valor e tenha muito bom senso nessa fase. Ninguém gosta dos famosos caçadores de likes. Até seus primos vão te achar chato se você ficar spammando links e pedindo para eles compartilharem.

Quando eu mandava dm pra amigos ou membros de comunidades eu explicava o tema do meu canal, o estilo de conteúdo que eu pretendia trazer e apenas sugeria que ele se inscrevesse se curtisse, além de pedir sugestões de como melhorar.

Dentro dos grupos e nos comentários de vídeos eu sempre buscava participar de forma inteligente ou engraçada, seguindo todas as regras e mostrando que eu poderia ser um membro relevante daquele grupo.

Isso funcionou tão bem que em menos de 1 mês eu virei moderador dos maiores grupos sobre games mobile, com permissão para divulgar todos os meus conteúdos nesses grupos e inclusive consegui uma collab com o maior canal da época, já que eu era visto como um creator que queria crescer a comunidade com um bom conteúdo.

Não tenha vergonha 📣 

Você quer se tornar um produto de conteúdo e está com vergonha de mostrar o seu trabalho e pedir apoio? Não faz sentido.

No pior dos cenários a pessoa vai ficar com dó de você, e mesmo te achando um fracassado vai assistir um pedaço do vídeo e deixar um like. 😂 

Na maioria dos casos a pessoa vai achar legal ter um contato direto com alguém que produz conteúdo e, se ela realmente se interessar pelo seu conteúdo, vai se inscrever e acompanhar seus próximos vídeos.

E, por incrível que pareça, muitas vezes os usuários que você convida diretamente pro seu canal, se tornam inscritos fiéis, comentam nos seus vídeos, dão feedbacks de melhorias, ideias de conteúdo, se você conseguir nutrir esse relacionamento você vai criar verdadeiros embaixadores para o seu conteúdo, que até recomendarão sua página para amigos!

“Hack” para o algoritmo das plataformas 📈 

Isso tudo funciona porque quando você está começando, qualquer tipo de engajamento é importante para que o algoritmo da plataforma entenda que, no meio de milhões de novas páginas, existe um interesse maior no que você tem a dizer.

Construir e manter uma comunidade engajada é um super hack para crescer nas redes. Naquela época eu criei meu próprio grupo no Facebook, que mesmo com poucos membros, era super ativo.

Sempre que eu soltava um vídeo, eu avisava por lá e meus seguidores chegavam no conteúdo rapidamente. Meus vídeos sempre tiveram qualidade, então isso resultava numa retenção e watch time absurdos, assim como uma boa quantidade de likes, comentários e compartilhamentos.

Depois disso o algoritmo de recomendação começava a funcionar melhor, entendendo esse vídeo como um bom conteúdo e amplificando o alcance dele para novos públicos. Sucesso.

Eu sei a frustração que é gastar horas pensando em um conteúdo e não conseguir nem 100 visualizações. A mentalidade que você precisa ter é que você não pode só depender do algoritmo. Seja proativo e faça acontecer.

Seja criativo para encontrar maneiras de chegar diretamente no seu público, gerar valor para uma pequena comunidade engajada e depois que ver os resultados, volte para me agradecer. 😉 

Na próxima semana, vou começar um novo formato de conteúdo por aqui (além das minhas reflexões semanais sobre empreendedorismo através da produção de conteúdo). O objetivo será responder as perguntas mais frequentes da comunidade, de uma forma direta, para que você consiga ler (em até 15 minutos) e aprenda algo novo, economizando alguns anos de experiência e tendo resultados imediatos.

Basta responder esse email com a sua pergunta que as melhores serão selecionadas. Lembre-se de dar um pouco de contexto sobre seu caso para que eu possa ajudar da melhor forma!

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Bruno PH

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