O mundial de Free Fire começou!

O competitivo do jogo ainda tem potencial?

E ae, tudo bem?

Antes de tudo gostaria de agradecer todo mundo que está chegando aqui na comunidade! Já somos milhares de interessados em conhecimento! 🎉🎉

O campeonato mundial de Free Fire começou agora no dia 10 (última sexta-feira) e vai rolar até o dia 26. 

A presença da LOUD no evento me enche de orgulho, todo o nosso projeto começou a partir desse jogo, e pra gente, 5 anos depois, nos mantermos entre a elite do cenário competitivo significa muito.

Algo que me surpreendeu negativamente foi a queda da audiência nessas primeiras transmissões em comparação aos anos anteriores (quem não lembra o recorde de espectadores em 2021?). 

Fonte: Gaming Cypher & IGN

Acredito que, sim, o interesse no jogo diminuiu muito após o fim da pandemia, mas outros pontos como o fuso horário da Tailândia e o novo formato com classificatórias também impactaram muito o resultado da transmissão. Por outro lado, a tendência é que as classificatórias ajudem a construir interesse pra grande final!

Uma coisa que sempre me perguntam é se o Free Fire “vai morrer”, e hoje minha opinião é que, mesmo após uma queda em interesse, o jogo ainda possui uma base muito forte de jogadores ativos, sendo o principal título mobile competitivo no país. Acredito que não vamos ver números iguais dos anos anteriores nas competições tão cedo, mas a tendência é que o cenário seja consolidado e estável agora em 2024, podendo ser prejudicado pelo lançamento de outros jogos competitivos para mobile.

Agora temos que ficar na torcida pelo nosso time e pelos outros brasileiros. Quem sabe dessa vez, enviando uma das lineups mais fortes que já tivemos na modalidade, a LOUD não volta com a taça? 💚

Lançamento das Skins de Carros no Rocket League

Agora vamos entender um pouco mais sobre collabs de grandes marcas e o impacto disso nas empresas de games. Um jogo que popularizou isso no passado foi o Fortnite e mostrou que, ao unir universos conhecidos, as parcerias conseguem amplificar o público das duas marcas, gerar buzz nas redes de forma orgânica, e entregar experiências únicas para os consumidores.

Crédito: Fortnite

Falando de bastidores, isso se torna ainda mais interessante pois muitas vezes essas parcerias têm custo zero, já que é interessante para marcas serem divulgadas dentro de uma grande base de jogadores em um jogo consolidado, ao mesmo tempo que o jogo pode se beneficiar gerando receita com a venda desses cosméticos e atrair apaixonados pelas marcas parceiras.

Mas não se enganem, algumas dessas parcerias envolvem pagamentos milionários e até mesmo um percentual dos lucros com a venda dos itens, principalmente quando envolvem celebridades.

Para quem gosta de Rocket League, deve ter se surpreendido com o anúncio de semana passada

Entre os dias 7 e 21 de novembro o Relâmpago Mcqueen será um personagem (ou carro?) jogável na plataforma.

Crédito: Rocket League

Vez ou outra o jogo vem fazendo umas parcerias interessantes, mas ainda está um pouco longe do destaque do ano para mim quando o assunto é crossovers de marcas. O Stumble Guys, acertou muito, trazendo Barbie e Smurfs (sincronizados ao lançamento dos filmes), Rabbids, NFL, Nerf, Bob Esponja e vários outros IPs que tem muito fit com sua base de players! Eles também já apostaram forte na creator economy, trazendo uma das últimas parcerias com Mr. Beast, em uma série de skins, mapas e itens personalizados, com crossover rolando nos seus vídeos com alcance global no YouTube.

Crédito: Stumble Guys

Um outro exemplo de como os games conseguem se aproveitar dessa collabs é dentro do universo competitivo, aonde os times participantes muitas vezes possuem itens cosméticos próprios dentro dos jogos e as publishers dividem o lucro com as organizações, para que possam investir na manutenção dos custos operacionais e novos projetos. A LOUD hoje já tem alguns itens dentro dos principais jogos e pode ter certeza de que a expectativa é estarmos em alguns outros em 2024.

Por hoje é só. Nos vemos na próxima semana!

Bruno PH

*Obs: não esqueçam de acompanhar o nosso podcast ao vivo amanhã (14/11) às 19h com Gelli e Gêmeos investem, certamente vai rolar muito assunto legal sobre games mobile, educação financeira, empreendedorismo e produção de conteúdo! 🚀

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